Recital do Quinteto Lorenzo Fernandez com obras de jovens compositores da UFRJ

As obras originais apresentadas nesse recital, em primeira audição mundial, pelo Quinteto Lorenzo Fernandez, são o resultado de trabalho intenso durante o período acadêmico 2020.1, na Classe de Composição do Professor Liduino Pitombeira, do Departamento de Composição da Escola de Música da UFRJ.  Seis jovens compositores se debruçaram com grande seriedade sobre problemas composicionais relacionados à criação de sonoridades pós-tonais associadas esteticamente à produção musical da primeira metade do século XX, tomando como perspectiva teórico-composicional a teoria das classes de alturas de Allen Forte e como referenciais estéticos as obras de Anton Webern, Arnold Schoenberg, Igor Stravinsky, Milton Babbitt, entre outros grandes nomes da música do século XX. Diversos fragmentos foram produzidos em quatro meses de trabalho focalizando principalmente no atonalismo weberniano, no dodecafonismo schoenberguiano, nos modos de transposição limitada de Messiaen, na teoria dos contornos e no serialismo integral europeu e estadunidense. Esses fragmentos foram, então, manipulados cuidadosamente e suas interconexões devidamente planejadas para que se pudesse chegar a estruturas orgânicas. O resultado são essas seis obras originais, dedicadas ao Quinteto Lorenzo Fernandez, totalmente diferenciadas entre si, em termos de caráter, humor e sonoridade. A estreia dessas seis obras cumpre o requisito acadêmico relativo à disciplina Recital de Composição I.

Adicionalmente, o Quinteto Lorenzo Fernandez fez, na segunda parte do programa, a estreia de duas obras do Prof. Liduino Pitombeira, tendo sido uma delas (Brazilian Landscapes No.22) produzida em sala de aula como demonstração dos referenciais teóricos e procedimentos metodológicos utilizados na composição das obras dos alunos.

Fruto do encontro entre talentosos músicos, atuantes no cenário da música de concerto da cidade do Rio de Janeiro, o Quinteto Lorenzo Fernandez, que nasceu como resultado do trabalho desenvolvido no Quinteto Experimental de Sopros da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), sob orientação do Prof. Aloysio Fagerlande, nos anos de 2009 e 2010 é o retrato da nova geração da música de concerto brasileira.

Sempre com humor e virtuosismo, o grupo formado em 2011 tem como principal missão apresentar música contemporânea para quinteto de sopros, de jovens compositores e dos grandes mestres nacionais e internacionais, celebrando assim, carioquices de todos os tempos, dos mais jovens, como Azael Neto e Rodrigo Marconi, que compuseram peças especialmente para o grupo, à tradição de Lorenzo Fernandez, patrono do quinteto.

O Quinteto Lorenzo Fernandez é formado por Rômulo Barbosa (flauta); Juliana Bravim (oboé); Cesar Bonan (clarineta); Alessandro Jeremias (trompa) e Jeferson Souza (fagote).

Programa

GABRIEL BARBOSA………………………………………………………. Frankenstraus

GUSTAVO ROLIM…………………………………….. Azathoth, o Deus Cego e Idiota

1. A Corte em Sagitário A*
2. Despertar Caótico

LEONARDO SOTERO…………………………………………………………………. Duna

PAULO RICHARD RAMOS……………. O Carnaval Interrompe o Concerto, NG 8

  1. Circense
  2. Valsa Interrompida
  3. Maculelê-Maracatu

VICTOR LIMA…………………………………………………………… O Navio de Teseu

VINICIUS BRAGA…………………………………………………… Vozes na Amazônia

LIDUINO PITOMBEIRA…………….. Brazilian Landscapes No.14, Op.217 (2017)

  1. Choro Nervoso
  2. Modinha Serena
  3. Baião de Dois

LIDUINO PITOMBEIRA…………….. Brazilian Landscapes No.22, Op.269 (2021)

  1. Noturno
  2. Diurno

Leave a comment

Your email address will not be published.


*